Produtos - Conheça toda nossa linha.
 
Serviços - Confiança e credibilidade.
 

O Fator de Carga

Postado por: admin | Eletricidade | sexta-feira 6 maio 2011 12:27

O Fator de Carga é um índice que permite verificar o quanto que a energia elétrica é utilizada de forma racional. É a razão entre a demanda média, durante um determinado intervalo de tempo, e a demanda máxima registrada no mesmo período.

O fator de carga varia de 0 a 1, e, quanto maior este índice, mais adequado e racional é o uso da eletricidade.

Fc = Dméd (kW ou kVA) / Dmáx (kW ou kVA)

ou

Fc = kWh / kW * nº Horas

Dentre as práticas que merecem mais atenção no gerenciamento de contas de energia elétrica está a melhoria do fator de carga, que pode, simplificadamente ser resumida em conservar o consumo e reduzir a demanda ou aumentar o consumo e manter a demanda.

Os programas de conservação de energia focam na combinação otimizada de alternativas, a manutenção da qualidade da eletricidade consumida , maior homogeneidade na demanda, ao longo do tempo , a manutenção do consumo útil (kWh); estas práticas possibilitam efetiva redução de picos de demanda (kW). Ao mesmo tempo deslocar a operação de máquinas, para serem utilizadas em outros horários, previamente selecionados, em que a demanda do sistema elétrico é menor.

Também é de grande contribuição para a melhoria da eficiência da instalação a otimização dos sistemas de iluminação, de refrigeração, bem como de outros sistemas. Reduzir o consumo não operacional ou reativo (kWh ou kvarh) é outra prática muito útil.

Fonte: http://rmdesenna.wordpress.com



Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URI

Deixe um comentário