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O que você precisa saber sobre CCM – Centro de Controle de Motores

Postado por: admin | Eletricidade | quinta-feira 24 fevereiro 2011 15:30

CCM – Centro de Controle de Motores – possui função de proteger motores, transformadores e banco de capacitores

Tão comum em indústrias quanto os quadros de força e luz em residências, o CCM – Centro de Controle de Motores – possui função de proteger motores, transformadores e banco de capacitores. Devido à sua ampla utilização é montado por uma centena de empresas, entretanto, algumas normas técnicas precisam ser levadas em consideração na configuração e testes desse equipamento. Mesmo em baixas tensões, o CCM pode provocar sérios acidentes a partir de curtos circuitos, elevação da temperatura e falta de coordenação.

Entre os problemas mais comuns encontrados em CCMs estão: curto circuito devido à incapacidade do barramento; elevação da temperatura devido ao envelhecimento precoce de componentes; falta de coordenação entre componentes o que pode provocar danos na instalação.

Basicamente, a gaveta de um CCM é formada por disjuntor, contator e relé térmico. Cada gaveta faz o controle e proteção de um único motor.  Esse é o básico que deve estar presente em um CCM. Entretanto, a partir daí, cada fabricante implanta um diferencial para destacar-se perante a concorrência.
No Brasil, os testes para aprovação de CCMs (tanto em média como baixa tensão) são realizados pelo Cepel – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, localizado no Rio de Janeiro. O centro realiza ensaios tendo como base a norma NBR IEC 60439-1.

A norma determina dois tipos de ensaios: os de “tipo” onde são executados em colunas típicas; e os de “rotina” onde são executados ensaios em novas colunas montadas.  Saiba  quais são ensaios de tipo de realizados e questione o seu fornecedor na sua próxima compra.

Por: Sérgio Vieira

Fonte: www.mecatronicaatual.com.br

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