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Norma ABNT NBR ISO 9001:2008 – Saiba mais sobre o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)

Postado por: admin | NR - 10 | sexta-feira 20 maio 2011 12:40

A ISO 9001 deixou de ser uma norma presente apenas no ambiente das grandes empresas para fazer parte de maioria das organizações industriais e de serviços no Brasil. O setor comercial ainda não percebe de forma acentuada as exigências dessa norma devido as características de seu negócio.

Termos como ISO 9001, processos, qualidade, auditoria, requisitos, especificações e não conformidades estão virando rotina no ambiente de trabalho e geralmente os cursos sobre a norma não são muito baratos, a qualidade realmente é um tema caro, e geralmente complexo, pois exige conhecimentos sobre administração, engenharia, estatística e relações humanas.

Se você ainda não leu a norma ou não participou de algum curso e está sendo exigido quanto a esse tema, então aproveite esse post para fazer uma introdução a Norma ISO 9001. O objetivo é que você não “fique a ver navios” quando ela for discutida em alguma reunião ou aparecer durante um bate papo informal.

Uma norma de Gestão que nasce no nível estratégico e é disseminada por todos os níveis da organização

A ISO 9001 é uma norma que define requisitos no âmbito da gestão empresarial, ela não define quais devem ser as características do seu produto ou qual o nível de ruído ideal no ambiente de trabalho, por exemplo. São apresentadas exigências na administração com um objetivo principal: gerenciar os requisitos do cliente para que o entendimento e atendimento desses requisitos sejam eficazes.

De forma geral a a organização vai precisar levantar os requisitos do cliente, controlar documentos e registros, realizar medições, manter indicadores, propor melhorias no processo, e mais um conjunto de mudanças que vão impactar a forma como a organização é gerenciada.

Se uma empresa é administrada atendendo os requisitos da ISO 9001, é bem provável que um profissional que conheça a norma saiba de grande parte das rotinas de trabalho dessa organização, então, ao ser admitido por uma empresa certificada ISO 9001 já vai começar na frente daqueles que não a conhecem.

O grande objetivo da norma é fazer com que as organizações atendam os requisitos do cliente. A ideia é ótima, só existe mercado se existir necessidades, se existem necessidades existem requisitos e para a organização ter sucesso no mercado deve identificar, monitorar e atender os requisitos do cliente.

Até aqui já podemos entender um grande conflito debatido por profissionais da área: a ISO 9001 existe pra dar dinheiro ou burocracia? Ela realmente exige mais procedimentos, controle de documentos e registros, auditorias, manuais, reuniões, pesquisas de satisfação, porém, isso é necessário para que os requisitos do cliente sejam melhor monitorados e atendidos. Se a organização usar essa estratégia corretamente, com certeza vai conseguir mais contratos e reter clientes. (mais…)

ABB no Brasil

Postado por: admin | Eletricidade | sexta-feira 13 maio 2011 12:43

A ABB é parceira da Megatec Painéis, saiba um pouco mais sobre a ABB:

A ABB é líder global em tecnologias de potência e de automação e ajuda seus clientes a usarem energia elétrica de maneira eficiente e a aumentarem a produtividade industrial de maneira sustentável.

Tecnologia ABB

A tecnologia da ABB afeta o seu dia-a-dia de mais do que você possa imaginar.

A tecnologia tem um papel chave na ABB. A ABB tem 7 centros de desenvolvimento, 6000 cientistas e 70 colaboradores em universidades no mundo – todos trabalhando para desenvolver tecnologias únicas que tornam seus  clientes mais competitivos, enquanto minimizam os impactos ambientais.

Sustentabilidade na ABB

Para ABB sustentabilidade significa equilibrar o sucesso econômico, padrões ambientais e progresso social em benefício de seus públicos de interesse.

As considerações sobre sustentabilidade levam em conta a forma com que desenvolvem os seus produtos, o que oferecem aos seus clientes, como engajam seus fornecedores, como avaliam riscos e oportunidades, como se comportam nas comunidades em que operam e como se comportam uns com os outros.  A AABB também se esforça para alcançar a excelência nos assuntos relacionados à saúde e segurança.

Endereços

A ABB opera em mais de 100 países e tem escritórios em 87 desses países que proporciona a seus clientes locais e globais o suporte que eles precisam para desenvolver seus negócios com sucesso.

Fonte: www.abb.com.br


O Fator de Carga

Postado por: admin | Eletricidade | sexta-feira 6 maio 2011 12:27

O Fator de Carga é um índice que permite verificar o quanto que a energia elétrica é utilizada de forma racional. É a razão entre a demanda média, durante um determinado intervalo de tempo, e a demanda máxima registrada no mesmo período.

O fator de carga varia de 0 a 1, e, quanto maior este índice, mais adequado e racional é o uso da eletricidade.

Fc = Dméd (kW ou kVA) / Dmáx (kW ou kVA)

ou

Fc = kWh / kW * nº Horas

Dentre as práticas que merecem mais atenção no gerenciamento de contas de energia elétrica está a melhoria do fator de carga, que pode, simplificadamente ser resumida em conservar o consumo e reduzir a demanda ou aumentar o consumo e manter a demanda.

Os programas de conservação de energia focam na combinação otimizada de alternativas, a manutenção da qualidade da eletricidade consumida , maior homogeneidade na demanda, ao longo do tempo , a manutenção do consumo útil (kWh); estas práticas possibilitam efetiva redução de picos de demanda (kW). Ao mesmo tempo deslocar a operação de máquinas, para serem utilizadas em outros horários, previamente selecionados, em que a demanda do sistema elétrico é menor.

Também é de grande contribuição para a melhoria da eficiência da instalação a otimização dos sistemas de iluminação, de refrigeração, bem como de outros sistemas. Reduzir o consumo não operacional ou reativo (kWh ou kvarh) é outra prática muito útil.

Fonte: http://rmdesenna.wordpress.com